Sei que muitas pessoas sofrem com a função de ensinar o cachorro a fazer as necessidades no jornal. Ok, o ideal é levar para fazer na rua, durante os passeios. Mas até tomar a terceira vacina isso não é possível. E sim, esse é o caso da Kyra. Ela vai tomar a terceira dose esta semana e ainda não pode ir para a rua e manter contato com outros cães não-vacinados (só vai poder sair daqui uns 20 dias).

Sinceramente, achei que seria bem difícil essa etapa. Até porque a Kyra já tem quase 4 meses e não tinha o hábito de usar o jornal quando chegou na nossa casa na semana passada (acabei de perceber que hoje faz uma semana que a fofa está no novo lar). Incrivelmente, ela aprendeu a usar o jornalzinho em três dias. Eu disse TRÊS dias. Às vezes ela se perde, mas isso já é quase raro nos últimos dias. Quando ela erra, repetimos todos os passos para que ela volte a fazer as necessidades no jornal.

Pensando nisso, resolvi fazer um post para dar dicas para os donos de primeira viagem:


1) Em primeiro lugar, paciência é fundamental. Os filhotes são teimosos e estão aprendendo aos poucos.

2) Aquela história de colocar o nariz do bicho no xixi e depois no jornal é do passado. Não façam isso!

3) O mais importante é incentivar o bichinho a fazer a coisa certa. SEMPRE! :)

4) Separe um espaço da casa para colocar o jornal. O ideal é que não seja do lado da comida. Comida é uma coisa, xixi é outra completamente diferente, ok? Como temos dois banheiros, deixamos um box exclusivo para o uso da Kyra. É fácil de limpar e manter o local sempre limpo.

5) Sempre que o cachorro fizer xixi ou cocô no lugar errado, fale bem alto: NÃO! Em seguida, leve-o ao local certo e diga: AQUI SIM! Os comandos podem ser diferentes em cada casa, o importante é repeti-los sempre que o cão fizer as necessidades fora do jornal.

6) Uns três pingos de PipiDog no jornal também não faz mal a ninguém. Pelo contrário, ajuda bastante!

7) Se você pegar o cachorro fazendo xixi na sua frente, melhor ainda. Foi assim que funcionou com a Kyra. Seguimos ela até ela fazer xixi. Quando vimos ela abaixando na frente da porta do quarto, pegamos ela no colo e colocamos no jornal dizendo aqueles comandos do item interior. Sério, acreditem em mim. Por mais que ela tenha feito xixi do quarto até o banheiro no meu colo, ela aprendeu o comando nesse exato momento.

kyrapetisco8) Repita isso quantas vezes for necessário. Lembrando: não se estresse e nem xingue o animal. Ele não pode ficar com medo. Ele precisa de confiança 😉

9) Quando ele finalmente fizer no lugar certo, faça a maior festa do mundo. Se jogue no chão para brincar com ele se for possível (hehehehe). É importante que ele perceba a sua alegria. Diga várias vezes: Parabéns! Bom garoto! Que bonito! E claro, dê um petisco para cães (como o da foto ao lado).

10) Depois que o cusco aprender, compre aquelas grades para colocar o jornal dentro. É bem higiênico e facilita a limpeza. Ah, nós compramos uma com os lados arredondados justamente pela facilidade de passar o pano.

Os passos são simples. Façam isso que tudo vai dar certo  😉

Leia mais posts sobre o Diário da Kyra

Adote um bichinho pela Confraria do Pet

Veja os animais que já foram adotados!